Skip to main content (Press Enter)
 

Sony Brasil grava clipe de banda com tecnologia 4K

Pela primeira vez um artista brasileiro tem vídeo gravado com a altíssima qualidade das câmeras da Sony.

Sony Brasil grava clipe de banda com tecnologia 4K

O P9, artista da Sony Music, teve o privilégio de ser a primeira banda brasileira a gravar um vídeo clipe com a tecnologia 4K, patrocinado pela Sony. A faixa escolhida foi “Love You In Those Jeans”, segunda música de trabalho da banda. Dirigido por Pietro Sargentelli, o clipe ganhou as telas da TV aberta de todo país, foi gravado em uma antiga fábrica de chocolates, que tornou-se um reduto de artistas na capital carioca, com duas câmeras 4K RAW PMW-F55. Todo o material foi capturado em seis cartões de memória AXSM de 512 GB.

“O clipe se junta ao filme “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim, à novela Carrosel do SBT e às captações em tempo real dos jogos no Mineirão nesta Copa das Confederações, como produções feitas por câmeras 4K da Sony no país. Isso é fantástico, pois lançamos em agosto as novas TVs 4K 3D da Sony, e continuaremos cada vez mais a produzir conteúdos com a qualidade extraordinária de imagem para que os consumidores possam desfrutar dessa tecnologia com imagem quatro vezes melhor que o Full HD”, comenta Alexandre Giglio, Gerente de Produto para Broadcast na Sony Brasil.

Para as gravações, foi necessário o total apoio do departamento profissional da Sony Brasil, assim como da Sony Music, Assimilate Latin America e da Brasil Camera Rental para o conteúdo ser gravado totalmente em 4K RAW. Por parte da Sony Eletrônicos, foram disponibilizadas duas câmeras PMW-F55 assim como seus acessórios. A Sony Music além de levar a banda P9 para as gravações, também produziu o vídeo clipe. Já a Assimilate Latin America, disponibilizou o Scratch Lab para correção de cores primárias direto no set, assim como para a finalização do vídeo clipe em Miami. A Brasil Camera Rental, disponibilizou os acessórios e os profissionais para operação de câmera on set, já em 4K. A Copa das Confederações foi palco do primeiro grande teste de transmissão de conteúdos 4K em tempo real. O estádio do Mineirão foi o local escolhido para instalação da primeira unidade móvel de produção construída especificamente para fazer captação com a nova tecnologia. Ao todo foram cinco câmeras F55 espalhadas pelo Mineirão captando em 4K os melhores lances durante os três jogos que aconteceram no estádio. Os conteúdos ainda estão sendo editados e armazenados em switchers e gravadores 4K.

Fora do país, o primeiro vídeo clipe gravado em 4K com as câmeras da Sony foi o hit “We Are Never Ever Getting Back Together” da cantora Taylor Swift, que surpreendeu a todos pela qualidade. “Este clipe foi um dos primeiros conteúdos pensando nos consumidores em suas casas, e não em salas de cinema com alta tecnologia. A Sony trabalha para oferecer uma experiência completa de entretenimento na casa do consumidor”, completa Carlos Paschoal, gerente geral de Marketing da Sony no Brasil. A boyband brasileira é formada por Igor Von Adamovich, Jonathan Couto, Guilherme dos Santos e Michael Band. O nome da banda faz referência ao famoso Posto 9 em Ipanema, conhecido ponto de encontro da orla carioca. O primeiro sucesso dos rapazes foi a música “My Favorite Girl”, lançada no começo deste ano.

A banda Jota Quest também adotou a câmera Sony F55 na captação do clipe da música “Mandou Bem”, primeiro single do recém-lançado álbum “Funky Funky Boom Boom”. O vídeo foi gravado na pista de patinação “Roller Jam”, no bairro da Mooca, em São Paulo, e revive a moda dos patins dos anos 1970, que faziam sucesso em boates de disco music. Dirigido por Pietro Sargentelli e com fotografia de Fernando Young, o clipe teve a participação especial de Nile Rodgers, guitarrista do histórico grupo Chic, que também toca no álbum. O vídeoclipe conta ainda com atletas da equipe de patinação artística brasileira, além da atriz Michelle Batista e da modelo Bruna Tang.

Sargentelli, explica que foram utilizadas uma PMW-F55 no Brasil e uma PMW-F5 nos Estados Unidos, para a participação de Nile Rodgers. “Os equipamentos me ofereceram o que havia de mais nobre para a captação de um videoclipe. Atingimos uma excelência fotográfica a toda prova”, detalha. “No clipe do Jota Quest, como eu tinha pouca luminosidade, a sensibilidade da câmera foi fundamental para o projeto.”