Skip to main content (Press Enter)
 

Elas preferem a Sony

Emissoras de TV e produtoras de áudio e vídeo atualizam seus sistemas de broadcast e mantém o padrão de qualidade Sony.

Elas preferem a Sony

Os telejornais ‘Bom Dia Paraná’, ‘Paraná TV – 1ª e 2ª Edições’ e o ‘Globo Esporte’ da RPC TV em Curitiba, afiliada da Rede Globo Paraná, passaram a ser transmitidos ao vivo e ter toda a produção, de reportagens, links e apresentações de estúdio, em HD, desde outubro deste ano. O sistema Network Solution HD da Sony foi escolhido para dar suporte à implantação da nova tecnologia. O que motivou a atualização do sistema foi a necessidade de novas funcionalidades aliadas ao desejo de manter a apresentação e a interface ao usuário o mais próxima possível ao sistema.

Entre as principais características do Network Solution HD da Sony estão no formato 16:9 de exibição – cada vez mais disseminado entre os telespectadores, e na conciliação de edições em Proxy tanto em formato SD, quanto HD em 1440p e 1920p. Na imagem, a sala de controle mestre da RPC TV em Curitiba, afiliada da Rede Globo Paraná

“Os telejornais ‘Bom Dia Paraná’, ‘Paraná TV – 1ª e 2ª Edições’ e o ‘Globo Esporte’ da RPC TV em Curitiba, afiliada da Rede Globo Paraná, passaram a ser transmitidos ao vivo e ter toda a produção, de reportagens, links e apresentações de estúdio, em HD, outubro deste ano. O sistema Network Solution HD da Sony foi escolhido para dar suporte à implantação da nova tecnologia”

É uma infraestrutura que proporciona o tráfego do material em alta velocidade, sem alteração de qualidade, com uma interface de monitoramento que oferece manutenção e administração de diversos componentes do sistema, como servidores, computadores e equipamentos de áudio e vídeo.

O Network Solution HD é flexível e pode ser customizado de acordo com necessidades específicas de cada cliente. Segundo o diretor de engenharia da RPC TV, Ivan Miranda, a versão SD deste sistema foi customizada para a RPCTV em 2006. O que motivou a atualização do sistema foi a necessidade de novas funcionalidades aliadas ao desejo de manter a apresentação e a interface ao usuário o mais próxima possível ao sistema SD. Miranda conta que entre as principais características do sistema HD estão no formato 16:9 de exibição – cada vez mais disseminado entre os telespectadores, e na conciliação de edições em Proxy tanto em formato SD, quanto HD em 1440p e 1920p. Essa possibilidade, segundo Miranda, em desktops de baixo custo, gera ganhos expressivos de produtividade para o jornalismo.

A TV Difusora, filiada do SBT localizada em São Luís do Maranhão, completou 50 anos no dia 9 de novembro, sendo a 4ª emissora mais antiga do País e a primeira a transmitir em HD no Maranhão. Como parte da comemoração, a empresa adquiriu cinco câmeras Sony PMW-320K para gravações externas.

”Entre as principais características do Network Solution HD da Sony estão no formato 16:9 de exibição – cada vez mais disseminado entre os telespectadores, e na conciliação de edições em Proxy tanto em formato SD, quanto HD em 1440p e 1920p. Na imagem, a sala de controle mestre da RPC TV em Curitiba, afiliada da Rede Globo Paraná”

“O novo sistema trouxe agilidade no processo de assembler, pois permite a realização do assembler na máquina em uso na redação. O outro diferencial é poder fazer o preview em alta definição na máquina de edição da redação.” Foi necessário cerca de um ano para implantar o sistema HD em Curitiba. As principais mudanças aconteceram nos servidores e na central técnica, que exigiu readequação de distribuição de equipamentos, implantação de novos desktops na redação de Jornalismo, que passaram a operar em uma rede dedicada, e a substituição de playouts e mesa de Switch de produção. Também foram substituídas câmeras de estúdios e camcorders, e micro-ondas digitais para as unidades móveis. A RPTV fecha o ano de 2013 com Curitiba e Londrina operando plenamente em HD. No primeiro semestre de 2014, outras seis emissoras também passaram a operar em HD: RPC TV Ponta Grossa, RPC TV Guarapuava, RPC TV Maringá, RPC TV Cascavel, RPC TV Foz do Iguaçu e RPC TV Noroeste.

Câmeras Sony PMW-320K

A TV Difusora, filiada do SBT localizada em São Luís do Maranhão, completou 50 anos no dia 9 de novembro, sendo a 4ª emissora mais antiga do País e a primeira a transmitir em HD no Maranhão. Como parte da comemoração, a empresa adquiriu cinco câmeras Sony PMW-320K para gravações externas. No próximo ano, a emissora vai fazer a cobertura dos jogos do time maranhense Sampaio Correa, que está na série B do Campeonato Brasileiro, com as novas câmeras. Com três sensores Exmor CMOS Full HD de ½, a câmera oferece todas as características da gravação PMW-EX1R, um sistema de arquivos de cena e quatro canais de áudio adicional, e vem com uma lente HD Fujinon. De acordo com Rene Dumont, diretor de operações da empresa, a emissora é parceria da Sony há mais de vinte anos e havia comprado cinco câmeras de estúdio, para a gravação de jornais e um programa de auditório, há mais de um ano. Na ocasião, a TV Difusora, que foi a primeira TV do Maranhão a transmitir a programação local em Full HD, estava fazendo a migração do sistema analógico para o digital. Além das câmeras, a emissora também adquiriu acessórios, como os adaptadores para receber multicabo. “A Sony é referência de qualidade e ainda oferece câmeras profissionais para estúdio com preço acessível”, afirma Dumont.

Câmeras linha HXC

Especializada em produções de áudio e vídeo, a Cromamix faz cobertura de eventos e gravação de programas ao vivo, transmissões ao vivo via satélite e é parceira da Sony desde as primeiras transmissões ao vivo, em meados de 1992. Recentemente, a empresa montou uma unidade móvel com câmeras Sony da linha HXC, modelos HDTV de custo intermediário que podem ser usadas tanto em estúdio quanto em externa. Paulo Siqueira, diretor da Cromamix, avalia positivamente o desempenho das novas câmeras e elogia o atendimento de pós venda da Sony. “Fazemos transmissões ao vivo de esportes como futebol, futsal, vôlei, corridas, programas de TV e gravação de DVD e para nós, as principais vantagens dessas câmeras são a qualidade e robustez”, afirma Siqueira.